Mestrado ou doutorado: saiba como escolher

by Equipe Global
mestrado e doutorado
mestrado e doutorado

mestrado e doutorado

Entenda qual é qual e que opção é a melhor para o seu momento

Pós-graduação, mestrado ou doutorado? Ao terminar a graduação muitas pessoas querem continuar estudando mas nem sempre sabem que caminho devem seguir. Este post vai ajudar a entender as diferenças e encontrar a melhor escolha para você. 

O que é mestrado?

Mestrado é um tipo de graduação stricto sensu dá e ao estudante um título de mestre. Ele é dividido em duas categorias: mestrado profissional e mestrado acadêmico. 

O mestrado profissional é mais voltado ao mercado de trabalho e é indicado para profissionais que queiram atuar em empresas e estejam em busca de conhecimento mais aprofundado em determinada área. 

O mestrado acadêmico é mais recomendado para quem quer seguir carreira acadêmica – dando aula em universidades, por exemplo – e gosta de fazer pesquisas científicas.

Os dois tipos têm duração média de dois anos e terminam com a apresentação de uma dissertação que, se aprovada, dá ao estudante o título de mestre. 

O que é doutorado?

Doutorado é o passo seguinte ao mestrado. É um curso muito voltado a quem quer se aprofundar em pesquisa científica e seguir carreira acadêmica. O doutorado dura em média de quatro a cinco anos e exige dedicação intensa. 

No final do curso, o doutorando deve apresentar uma tese inédita que represente um avanço no conhecimento da sua área de estudo. Quando aprovado, ele recebe o título de doutor. 

E o que é pós-graduação?

Normalmente quando falamos em “pós-graduação” estamos nos referindo ao tipo de pós lato sensu, que é ideal para quem já está no mercado de trabalho e quer se especializar em uma área para se desenvolver e ocupar cargos mais altos nas empresas.

Quando você faz uma pós em marketing digital você não se torna mestre ou doutor nessa área. Dizemos que você tem, por exemplo, formação em relações públicas com pós em marketing digital. Isso significa que você aprofundou seus conhecimentos no assunto depois de terminar a graduação. 

O que vem primeiro, pós, mestrado ou doutorado?

Depois da graduação você pode escolher entre uma pós-graduação lato sensu ou um mestrado, que, como dissemos, é também uma pós-graduação, mas do tipo stricto sensu. Apenas depois de concluir o mestrado é que você pode seguir para o doutorado. 

Quando e qual fazer?

Pós, mestrado ou doutorado: a escolha depende muito do seu objetivo. Se sua ideia for seguir carreira em empresas, os cursos mais recomendados são pós-graduação latu sensu e mestrado profissional. 

Por outro lado, se você gosta de fazer pesquisa científica e pensa em trabalhar na área acadêmica como professor ou pesquisador, o mestrado acadêmico e, em seguida, o doutorado podem ser a melhor escolha.

Não existe um caminho certo. Existe o caminho mais adequado para você chegar ao seu objetivo. Portanto, primeiramente defina para onde você quer conduzir a sua carreira para, então, decidir que tipo de pós-graduação você deve fazer.